Make your own free website on Tripod.com

Importância
Ciência e Engenharia de Materiais

Home Acima Engenharia Links

Este site é dedicado a Ciência e Engenharia de Materiais                                                                                                       Saiba o que é a CEM e qual sua importância                                                                                Entenda a importância dos materiais em nossa vida                                                                                                                       Veja as aplicações da CEM                                                                                                   Conheça as áreas de atuação do  Engenheiro de Materiais

Home

Materiais

Importância

Aplicações

Engenharia

Atuação

Links

A importância da CEM para a Sociedade

        Os materiais são a alavanca, isto é, a força motriz do progresso. Para se entender a importância dos materiais na história da humanidade, recorde-se que esta tem estado sempre ligada a materiais: a Idade da Pedra, a Idade do Cobre, a Idade do Bronze, a Idade do Ferro, etc. Inclusive, há quem chame ao século XX a idade do plástico e/ou do silício. Muito embora os respectivos períodos de evolução tenham durado séculos, hoje em dia novos conceitos são introduzidos em períodos de tempo muito menores. O ferro, por exemplo, tem sido um material extremamente importante porque tem tido, ao longo dos tempos, uma aplicabilidade muito vasta. Tal fato resulta das suas propriedades poderem ser manipuladas (por exemplo através de tratamentos térmicos com aquecimentos ou resfriamentos controlados). É esta capacidade de conhecer e saber manipular as propriedades dos materiais em função da aplicação que torna o Engenheiro de Materiais importante na sociedade atual.

Por que Engenharia de Materiais?

        Talvez a melhor forma de responder a esta pergunta é que vivemos num mundo que é simultaneamente dependente e limitado pelos materiais. Para tal, basta um simples olhar para tudo o que nos rodeia: carros, aviões, computadores, televisões, rádios, telefones, equipamentos, dispositivos biomédicos (válvulas artificiais, próteses, entre outros). Todas estas aplicações necessitaram do desenvolvimento de materiais e processos de fabricação, a fim de lhes serem conferidas as propriedades e funcionalidades requeridas para estes materiais.

        As novas tecnologias desenvolvidas em ciência e engenharia continuarão a efetuar, no século XXI, mudanças em nossas vidas e os Engenheiros de Materiais continuarão a ser a chave para tais mudanças e o progresso. Estes engenheiros terão a responsabilidade de desenvolver e aplicar novos materiais e processos de fabricação, tais como: materiais que resistam a temperaturas elevadas, capazes de serem utilizados em meios de transporte hipersônicos, materiais supercondutores com desempenho para aplicações na indústria eletrônica ou, ainda, materiais com elevada relação resistência/peso para aplicações aeronáuticas e aeroespaciais. Paralelamente, os materiais e processos de fabricação deverão preservar o meio ambiente, indicando que os materiais deverão ser recicláveis e/ou biodegradáveis. Os processos de fabricação deverão ser energeticamente mais eficientes e menos poluentes.