Make your own free website on Tripod.com

Engenharia
Ciência e Engenharia de Materiais

Home Materiais Engenharia Links

Este site é dedicado a Ciência e Engenharia de Materiais                                                                                                       Saiba o que é a CEM e qual sua importância                                                                                Entenda a importância dos materiais em nossa vida                                                                                                                       Veja as aplicações da CEM                                                                                                   Conheça as áreas de atuação do  Engenheiro de Materiais

Home

Materiais

Importância

Aplicações

Engenharia

Atuação

Links

O Engenheiro de Materiais 

        O Engenheiro de Materiais é o profissional que atua nos estudos, desenvolvimento e projetos, para a aplicação dos materiais mais adequados, em relação ao desempenho, resistência e viabilidade econômica, em diversas áreas industriais. Sua função é otimizar a relação entre desempenho, custo e benefício nas diversas aplicações de cada material, verificando os materiais já existentes ou desenvolvendo novos tipos. Este profissional estuda as características de resistência de cada material, quanto a exposição em altas temperaturas, fluxos de radiação, eletricidade, atrito, bem como suas propriedades ópticas, mecânicas e elétricas, para a aplicação destes na construção de equipamentos, carros, navios, aviões, submarinos, reatores, entre outros. Cabe também ao Engenheiro de Materiais, o desenvolvimento de novos materiais, conferindo-lhes novas propriedades e características, visando sua aplicação nas mais diversas áreas industriais. 

O Mercado de Trabalho

        O mercado de trabalho para o Engenheiro de Materiais é muito amplo e diversificado, podendo este atuar na pesquisa e no desenvolvimento como também diretamente na produção. Devido a concorrência dos produtos nacionais com os estrangeiros, as indústrias do país têm investido bastante na contratação destes profissionais para a pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, a fim de baratear custos e melhorar a qualidade de seus produtos. As melhores oportunidades de emprego estão nas indústrias automobilísticas, de cerâmicas, siderúrgicas, de plásticos entre outras.

As Áreas de Atuação do Engenheiro de Materiais 

Inspeção e controle de qualidade - fiscalizar a qualidade da produção. Pesquisar as causas de problemas e propor soluções ou alterações no processo industrial.

 Pesquisa - estudar novos materiais ou novas aplicações para os já conhecidos. Trabalhar, em laboratório, no desenvolvimento de materiais mais eficazes e econômicos, menos poluentes e, de preferência, recicláveis. 

Produção - gerenciar os fatores que influem na qualidade do produto. Acompanhar todo o processo de fabricação, desde a seleção de matérias primas até a saída do produto final, garantindo o cumprimento das normas e especificações técnicas.

Os Atuais Desafios do Engenheiro de Materiais

        O crescimento de diversas indústrias, como a automobilística, eletrônica e de telecomunicações, depende da disponibilidade de materiais adequados e, portanto, do trabalho do Engenheiro de Materiais. Cabe a ele estudar o uso de materiais como o plástico, os metais e as cerâmicas na fabricação dos mais variados produtos. Atualmente, seu maior desafio é o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem de materiais, a fim de preservar o meio ambiente e reduzir custos industriais.