Aplicações
Ciência e Engenharia de Materiais

Home Acima Engenharia Links

Este site é dedicado a Ciência e Engenharia de Materiais                                                                                                       Saiba o que é a CEM e qual sua importância                                                                                Entenda a importância dos materiais em nossa vida                                                                                                                       Veja as aplicações da CEM                                                                                                   Conheça as áreas de atuação do  Engenheiro de Materiais

Home

Materiais

Importância

Aplicações

Engenharia

Atuação

Links

Exemplos de Aplicações da CEM

A maioria dos microcircuitos (processadores, memórias, etc.) são feitos de um material semicondutor: o silício.

Duas fibras ópticas (feitas de materiais vítreos) com a espessura de um cabelo humano podem transmitir 625000 chamadas telefônicas simultâneamente.

As fibras ópticas apresentam uma resistência mecânica tão elevada que um cabo com um diâmetro de 2,5 cm pode suportar o peso de 216 elefantes.

O acrílico é utilizado para fazer dentes falsos.

O aço-inoxidável, o titânio e certas ligas metálicas, são utilizadas para substituir articulações da anca e dos joelhos.

O titânio é utilizado para válvulas mitrais.

Os equipamentos desportivos tais como raquetes ou tacos de golfe usam plásticos reforçados com fibra de carbono.

Os modernos esquis têm embutidas lâminas de materiais piezoelétricos para reduzir as vibrações.

Há materiais que têm capacidade de recuperar uma forma inicial, mesmo depois de serem muitas vezes deformados, como por exemplo, as ligas Ni-Ti e Cu-Zn-AL.

Um CD (feito de policarbonato) tem capacidade para armazenar 1000 livros de textos.

Os modernos microfones funcionam à base de uma fina película de plástico com o diâmetro de 1 cêntimo de euro onde estão acumuladas cargas elétricas.